ENGLISH
EMPRESADESAFIOSESCOLA INDUSTRIALAÇÃO SOCIALBLOGTRABALHE CONOSCOCONTATO
HOME > EMPRESA > QUALIDADE
QUALIDADE E INOVAÇÃO
POLÍTICA DE QUALIDADE
Satisfazer clientes, colaboradores e sócios, através do desenvolvimento de recursos humanos e melhoria contínua de processos.


FOCO NO OBJETIVO E QUALIDADE NO RESULTADO
A EIM é uma empresa que sempre teve a Qualidade como princípio básico para o desenvolvimento de suas atividades. Assim, foi definida a Política da Qualidade, na qual estão os nossos objetivos e o que precisamos fazer para garantir a qualidade dos serviços.


ISO 9001
A certificação ISO, que em 1999 estabeleceu na Empresa o Sistema de Qualidade, foi o ponto de partida para um amplo processo de modernização administrativa.

O Sistema de Gestão da Qualidade engloba todas as fases do negócio, desde a identificação das necessidades e expectativas do mercado, até a satisfação do cliente através dos serviços prestados, promovendo um relacionamento de parceria com todas as partes interessadas no negócio.

Manter este padrão de excelência só é possível através do desenvolvimento dos recursos humanos e da melhoria dos processos. Por esta razão, a Empresa promove treinamento e aprendizado permanente de seu corpo técnico.


PROCESSO 5S
Os conceitos do 5S são conhecidos há várias décadas e vêm sendo aplicados desde então. O senso, que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional, convém se tornar hábito, costume e cultura.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza, identificação de materiais e espaços, a manutenção e melhoria do próprio 5S. A EIM utiliza o sistema 5S em suas obras, a fim de garantir maior produtividade, redução de despesas e melhor aproveitamento dos materiais, melhoria da qualidade de serviços, menos acidentes de trabalho e maior satisfação dos colaboradores. Os 5S são:

Seiri
Senso de utilização. Refere-se à prática de verificar todas as ferramentas, materiais, etc. na área de trabalho e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.

Seiton
Senso de ordenação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos deverão ser deixados nos lugares onde serão posteriormente usados. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.

Seisō
Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. A limpeza, nas empresas japonesas, é uma atividade diária. Ao fim de cada dia de trabalho, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco desse procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.

Seiketsu
Senso de Higiene ou Saúde. É preciso manter a higiene, cuidar da saúde física, mental e emocional.

Shitsuke
Senso de autodisciplina ou hábito, costume. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4S anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.


KANBAN
A utilização de ferramentas inovadoras de Gestão à vista e o uso de artefatos de metodologia ágil como quadros Kanban e gráficos burndown facilitam a visualização do acompanhamento de todas as atividades diárias e o andamento dos projetos na EIM. O Kanban facilita, além do acompanhamento de quem está executando certas atividades, a visualização por parte do gestor, que evita questionamentos sobre o andamento das atividades. O uso do quadro Kanban incentiva uma estrutura projetada dos setores que o utilizam.


KAIZEIM
A EIM Instalações Industriais é uma empresa certificada ISO 9001 e, para manter seu padrão de qualidade, tem vários requisitos, sendo um deles a melhoria contínua dos processos. A EIM tem um compromisso com a qualidade em tudo que faz. Pensando nisso e se baseando na excelência dos japoneses, foi criado o projeto KaizEIM: Kaizen + EIM.

O projeto KaizEIM é um projeto de Gestão Inovadora que utiliza a ferramenta japonesa Kaizen atrelada à Gestão de Conhecimento e ao incentivo à participação voluntária e ativa de todos os seus colaboradores.

A essência do processo Kaizen está no conteúdo humano nele embutido, pois são as pessoas que, usando técnicas específicas, mas principalmente seus cérebros, criam um processo de melhoria que nasce, cresce e nunca morre. O lema do Kaizen é "hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje".

O conceito de melhoria contínua é aplicado em todas as direções:

• Processos industriais podem ser melhorados;
• Métodos de trabalho podem ser otimizados;
• Defeitos de qualidade podem ser eliminados;
• Perdas podem ser reduzidas;
• O serviço ao cliente pode ser aprimorado.

A ferramenta Kaizen consiste numa forma de gestão orientada para a maximização da produtividade e da rentabilidade e que não implica em significativo aumento de custos.


PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
Programa de Incentivo aos colaboradores para recompensá-los pela superação e performance aplicada na busca dos resultados da empresa, aliando as estratégias organizacionais com as atitudes das pessoas dentro do ambiente de trabalho EIM.


GESTÃO INOVADORA - GESTINNO
Maior e mais importante Programa de Gestão implantado na empresa que possibilitou desenvolver as ferramentas necessárias não só para a manutenção de sua posição como também para melhoria de seus resultados dentro do ramo de instalações industriais.

Para tanto, desenvolvemos qualidades modernas apoiadas em novos Sistemas de Gestão que pressupõem flexibilidade, ou seja, adaptação às constantes transformações e, principalmente, postura pró-ativa com o intuito de definir o futuro e obter uma posição competitiva.


8S
O Programa 8S é uma extensão do Programa 5S, criada para aperfeiçoar e dar continuidade aos 5S’s. Trata-se de uma forma simples de combate ao desperdício, de conservação de recursos e de aumento de capital. Em sua sede administrativa, a EIM conta com a implantação do 8s, visando o aumento da produtividade da empresa, redução de custos, melhoria da qualidade dos serviços e o bem estar das pessoas.
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com