ENGLISH
EMPRESADESAFIOSESCOLA INDUSTRIALAÇÃO SOCIALBLOGTRABALHE CONOSCOCONTATO
HOME > NOTÍCIAS > ESCOLA INDUSTRIAL COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES
NOTÍCIAS
ESCOLA INDUSTRIAL COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES
13/04/2015
Consultor Luciano falou sobre compromisso com resultados

Há um ano foi realizada a inauguração da Escola Industrial Luigi Poluzzi. Mesmo sendo uma instituição que já nasceu com credibilidade, tendo em vista que foi concebida dentro de uma empresa que atua no ramo industrial desde 1956 - a EIM Instalações Industriais, muitos desafios foram enfrentados durante esse período. Ainda assim, a Escola formou e qualificou 63 profissionais, em seus cursos de Soldagem, Caldeiraria (Montagem Industrial) e Eletricidade.

Para comemorar esse um ano de caminhada, foi realizado hoje um fórum voltado para atividades de desenvolvimento, formação e integração. Os colaboradores da EIM participaram ativamente do evento.  

O presidente da Escola, Nivaldo Teixeira Filho, que também é diretor-executivo da EIM, fez a abertura contando a “História do Leite”. A história se passa em uma cidade do interior de Minas Gerais, onde, para homenagear um homem importante, foi decidido fazer um enorme queijo, utilizando 2 mil litros de leite. Para atingir essa quantidade, cada morador tinha que colocar um litro de leite em um reservatório. 

Entretanto, quando abriram o reservatório, só tinha água. Mas como não tinha leite?! Então um morador confessou que, no lugar do leite, havia colocado água porque achava que não faria a diferença no final. O problema é que todo mundo pensou a mesma coisa!

“O meu medo é que a gente ache que pode se dar a esse luxo de pensar que não somos importantes para o processo final e, no lugar de colocar leite, colocar água”, considerou Nivaldo.

Planejamento estratégico e dinâmica
Para tratar desse assunto, a gestora Priscila Martins fez uma apresentação falando sobre ferramentas, visão, propósito, missão e metas. O objetivo foi alinhar conceitos, a fim de que todos possam conhecer, entender e viver a cultura da empresa.

De acordo com Priscila, um planejamento estratégico é um plano principal da organização, responsável por orientar todas as áreas e os processos de negócios. “É um processo de tomadas de decisões que transfere a visão de longo prazo para as táticas do dia-a-dia. É necessário trabalho, estudo de mercado e ferramentas que deem suporte para as análises. É sempre pensado no ano anterior, mas é um processo contínuo de avaliação e reavaliação”, explicou Priscila.  
Posteriormente, foi realizada dinâmica em grupos com a proposta de pensar o planejamento e vivenciar a discussão de metas, compromissos, responsabilidades e estratégias.   

Construindo resultados de excelência
Esse foi o tema da palestra do consultor Luciano Lopes, do Sebrae. “Quando fui convidado para dar essa palestra e me falaram sobre a Escola, que era um projeto que estava completando um ano, considerei muito oportuno falar sobre esse assunto, de como se construir resultados de sucesso”, disse.

Luciano Lopes contou que foi gerente de Recursos Humanos durante oito anos e que também teve a experiência de implantar uma escola de desenvolvimento de mão de obra. Para ele, o principal desafio era fazer com que as pessoas enxergassem de que se tratava de um investimento para a empresa, de que dali sairiam não apenas técnicos, mas profissionais alinhados, capacitados e com referências. 

A palestra do consultor focou, sobretudo, no compromisso que todos devem ter com os resultados 
da empresa. 

Saiba mais sobre a Escola Industrial Luigi Poluzzi no site 

Caroline Borralho 
Assessora de Comunicação
(85) 9910.8519 
carolineborralho.eim@gmail.com
www.eim.ind.br



Quer receber notícias como essa por email? Assine nossa Newsletter!
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com