PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > EDITORIAL DO MÊS - FALA DO DIRETOR
NEWS
EDITORIAL DO MÊS - FALA DO DIRETOR
25/02/2015
Começamos o 2015 com duas grandes notícias: trabalho garantido com o fechamento da obra de instalação elétrica de mais um moinho do Grupo M Dias Branco e  com a confirmação da obra de instalações da nova fábrica da Indaiá, no município de Horizonte. 

Também começamos o novo ano com a ameaça de recessão, aumento dos preços da energia elétrica, da gasolina, dos aluguéis e do salário mínimo, aumento do desemprego, aumento dos impostos, inflação atingindo o seu nível mais alto nos últimos 10 anos, escândalo da Petrobrás e, pra completar, o crescimento industrial continuando em zero, valendo lembrar que em 2012 o peso da indústria no PIB voltou a ser igual ao de 1955 – 13% - e com previsão de atingir 10% em 2020, conforme estudo patrocinado pela FIESP! 

Esses fatos têm movimentado o nosso dia a dia e se fazem presentes nos jornais e noticiários fazendo-nos pensar no que realmente está por trás disso tudo. 

O certo é que continuamos vivendo em um mundo movido pelos interesses econômicos mas, também, e principalmente, pelos interesses políticos. 

Outro ponto importante é que temos muito a fazer para que, em um futuro muito próximo, não sejamos nós as principais vítimas, quer pela estagnação e desestímulo do crescimento industrial brasileiro, quer pela descrença interna e externa em nosso país. E não custa lembrar o cuidado, já proposto em editorial de 2003, contra as guerras que temos que enfrentar no nosso dia a dia, quais sejam:

A guerra da mediocridade, que com certeza leva-nos a aceitar a condição de país de terceiro mundo, subservientes a governos, bancos e produtos estrangeiros;
A guerra da preguiça que nos faz aceitar desde criança o antigo e triste mote do "faço de conta que aprendo e o professor faz de conta que ensina" e chegamos à fase adulta mudando para "eu faço de conta que trabalho e o chefe faz de conta que chefia";
A guerra da falta de criatividade e iniciativa, que faz com que aceitemos fazer a mesma coisa sempre da mesma forma. É aquele que diz ter 20 anos de experiência mas que, na realidade, há 20 anos faz o mesmo que fez no primeiro dia de trabalho;
A guerra da falta de desenvolvimento pessoal, que faz a maioria de nós sonharmos desde pequeno com o primeiro (e quiçá último) emprego, de preferência estável e com excelente salário independente do que produzimos e do resultado que nossa produção proporciona a nosso empregador;
A guerra da incompetência, aliada à da inveja, que nos faz agir no sentido de eliminarmos ou prejudicarmos aqueles que são competentes, e nos fazendo esquecer que tudo podemos alcançar através do trabalho e da honestidade;
A guerra da falta de fraternidade, que faz com que os homens não enxerguem que de nada adiantará estarmos bem se continuamos tendo a metade na população em situação de miséria absoluta. 

São essas as nossas bandeiras, que mantêm nossa empresa no caminho do sucesso. São esses os nossos verdadeiros desafios que, se enfrentados e vencidos, garantirão a sobrevivência da EIM por mais 60 anos. 

Lembrando uma frase citada na inauguração, em 2000, do nosso consultório odontológico: “Se queres a paz, te preparas para a guerra.... se não queres nada, descansa em paz”.

Portanto, amigos, sócios, colaboradores, fornecedores e caríssimos clientes... um ano de 2015 de muita luta e crença no crescimento de nosso país a partir do nosso trabalho, suado e honesto.

Diretor Nivaldo Teixeira
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com