PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > SE A EMPRESA GANHA, O COLABORADOR TAMBÉM GANHA!
NEWS
SE A EMPRESA GANHA, O COLABORADOR TAMBÉM GANHA!
03/02/2015
Para EIM, participação nos lucros é uma ação justa 

Assim funciona na EIM Instalações Industriais. Na última sexta-feira, dia 30, parte do lucro obtido do trabalho realizado em 2014 foi repassado para as contas bancárias dos colaboradores.

A Participação nos Lucros não é uma obrigação legal da empresa, mas a EIM enxerga como uma ação justa e revolucionária porque todos contribuíram na consecução dos objetivos traçados e nos resultados alcançados. O valor recebido por cada colaborador leva em conta variáveis como função, tempo de serviço e o resultado da obra executada. 

O balanço anual de faturamento, metas, orçamentos e despesas referentes ao ano passado foram apresentados pelo diretor técnico da EIM, Adalberto Júnior, a todos os colaboradores na reunião do dia 20 de dezembro, antes da festa de confraternização de Natal.

Na oportunidade, Adalberto Júnior destacou a importância de chamar a atenção no decorrer das obras, seja para diminuir desperdício como para melhorar produtividade, tempo e economia. “Tudo que foi apresentado é fruto do trabalho de cada um de nós durante todos os dias. Vamos lutar por um resultado ainda melhor em 2015”, disse.

Para o diretor executivo Nivaldo Teixeira, o repasse ratifica o compromisso e profissionalismo da equipe EIM. “Nossos colaboradores não medem esforços para satisfazer os clientes e gerar resultado positivo em cada obra. Todos nós construímos esse resultado. Queremos chegar a ser a empresa que, proporcionalmente, mais repassa lucro no Brasil”, ressaltou. 

Participação nos Resultados

Outro benefício dos colaboradores é o Programa de Participação nos Resultados, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pela Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000. Funciona como um bônus, que é ofertado pelo empregador e negociado com uma comissão de trabalhadores da empresa.

Na EIM, a Participação nos Resultados foi acordada através da Convenção Coletiva do Sindicato da Construção Civil e equivale ao repasse de 40% do salário nos meses de fevereiro (para quem trabalhou no período de julho a dezembro do ano anterior) e agosto (para quem trabalhou no período de janeiro a junho do ano atual). Para quem trabalhou durante todo esse período, recebe tanto no mês de fevereiro como no mês de agosto.

Diferença entre Participação nos Lucros e Participação nos Resultados

Os programas de Participação nos Lucros utilizam-se dos próprios ganhos da empresa, ou seja, divide-se com os funcionários uma parte dos lucros gerados dentro de um determinado período. Se não houver lucros, esta repartição não ocorrerá. Poderá até existir metas definidas, mas é condição essencial ao pagamento que a empresa tenha lucro no período porque o pagamento será retirado de parte desse lucro para distribuição com os empregados. Já a Participação nos Resultados é vinculada a metas estabelecidas antes e mensuráveis, estando dissociada da empresa ter ou não lucro.

Caroline Borralho 
Assessora de Comunicação
(85) 9910.8519 
carolineborralho.eim@gmail.com
Facebook/eim.instalacoesindustriais
Linkedin/company/eim-instalacoes-industriais
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com