PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > ENTREVISTA COM LEONARDO DE LA ROSA
NEWS
ENTREVISTA COM LEONARDO DE LA ROSA
17/12/2014
JORNAL O POVO
DATA: 15/12/14
CADERNO DE ECONOMIA
BATE-PRONTO

O consultor Leonardo de La Rosa é o criador do método Gestino, implantado pelas empresas associadas ao Instituto de Tecnologia e Inovação INSTIG. A EIM Instalações Industriais é uma das empresas associadas.

O POVO - O que é o método Gestino?
Leonardo de La Rosa - É um programa de implantação nas empresas de melhoria organizacional, criando capacidade para gerir a inovação contínua, incrementando o nível competitivo das empresas. Este programa é baseado na gestão participativa, definição de prioridades, trabalhar o presente pensando no futuro.

OP - Quem usa esse método no mundo?
Leonardo - Na realidade, existem métodos muito parecidos usados por outras instituições no mundo inteiro. São ferramentas conhecidas, a única diferença está no fato de que tem abordagens diferentes relacionadas à pequena e média empresa. É muito flexível e adaptado às condições do Brasil. Outro grande diferencial é que o consultor se torna em um diretor de inovação.

OP - O que é inovação?
Leonardo - É fazer as coisas como têm que ser feitas. Com a intenção de produzir produtos, serviços e métodos de forma mais rápida, no momento oportuno, com maior qualidade e menor custo, trazendo resultados para a organização.

OP - Como está o processo de inovação no Ceará?
Leonardo - As organizações estão começando a despertar para a necessidade de ser diferentes e poder viver em um mundo tão turbulento como temos hoje. Nesse sentido, existe um esforço de várias instituições no Ceará em tentar oferecer às organizações em geral ferramentas de gestão em inovação. Como por exemplo, lei da Inovação do Ceará, editais e capacitação em inovação. As organizações cearenses estão começando a utilizar essas ferramentas e melhorar sua gestão de produtos, como o método Gestino. Mas é um caminho longo e as empresas que compreenderem mais rápido essa necessidade terão mais condições de vencer.

Veja matéria na fonte original aqui 

Mais Informações
Caroline Borralho
Assessora de Comunicação
(85) 9910.8519
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com