PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > PROJETOS E PROGRAMAS APOIADOS EM PROL DA CULTURA
NEWS
PROJETOS E PROGRAMAS APOIADOS EM PROL DA CULTURA
03/11/2016
A EIM possui, em sua sede, um teatro com capacidade para 200 pessoas, espaço destinado a apresentações artísticas, palestras e ensaios. Sua reinauguração foi em dezembro de 2013, com o espetáculo cênico-musical "Menino", inspirado na obra do cantor e compositor Milton Nascimento, realizado pelo Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem o apoio da empresa. Em 2014 teve, entre outras, a apresentação da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).
 
Livros, CDS e DVDs
Quatro livros (entre eles “A Camponesa”, de Fonseca Lobo), sete CDS (entre eles dos cearenses Fausto Nilo e Nonato Luiz) e um DVD (“Gonzagas - quando a atitude de viver é uma extensão do coração”, contemplando músicas de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha) foram produzidos com a parceria da EIM, que contou com o apoio do produtor cultural cearense Henilton Menezes.
 
Obras de arte
Para quem não sabe, a EIM é uma empresa que lida diretamente com obras industriais. Ou seja, trabalha com ferramentas, canos, tubos, fios, soldas... elementos geralmente associados ao mundo palpável, concreto, frio e objetivo. Mas um dos diferenciais da empresa é a primazia pela qualidade e o foco nos detalhes. Capricha, por exemplo, na cor de cada tubulação e no entrelaçamento dos cabos. No final, entrega obras que muitas vezes parecem artes.
 
E obras de arte não faltam na sede da empresa, em Fortaleza. Ela é toda decorada com esculturas, quadros e pinturas. A temática são os funcionários, os clientes, os produtos. Em suas paredes estão quadros que retratam obras já executadas, como as das fábricas da Grendene, Santana Têxtiles, Esmaltec, Coca Cola e Vulcabrás, além de aquarelas e caricaturas dos colaboradores em situações cotidianas do trabalho. A maioria delas de autoria do chargista, desenhista e pintor cearense Valber Benevides.
 
As aquarelas mencionadas são as ilustrações do livro “Fortaleza – De dunas andantes a cidade banhada de sol”, do jornalista e escritor cearense Flávio Paiva, um livro infantil em que a própria cidade narra, de maneira afetiva, sua história.
 
Prêmios e esculturas
Em 2004, a EIM recebeu o Prêmio de Responsabilidade Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Na época, a empresa realizava eventos anuais junto aos produtores culturais locais.

E o que dizer das obras de arte dos “Bonecos” na fachada da empresa, do “Cristo”, do “Lampião e Maria Bonita” e do “O sol nasce para todos (?)” do escultor - também cearense - Wilson Linhares? Obras feitas com material usado nas instalações elétricas, como vergalhões, chapas, tubos, eletrocalhas e perfilados. Também está exposta na empresa obra de Anneliese Poluzzi, artista no processo de criação e inovação na cerâmica.
 
Programas culturais
Os valores culturais são disseminados e compartilhados semanalmente, durante uma hora, momento no qual os colaboradores da empresa participam do Segmento de Educação Continuada (SEC), com exibição de filmes, dinâmicas em grupo e debates filosóficos. 

O SEC contempla o #EIMRECEBE, projeto que reúne profissionais de áreas diversas para um encontro com a equipe da EIM e o público em geral com o intuito de estimular a troca de ideias, experiências e conhecimentos com profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação e que tenham uma história de vida inspiradora. Já recebeu o publicitário Moésio Fiúza, o artista plástico Narcelio Grud, o DJ Guga de Castro, o frasista Serginho Gouveia e o cineasta Halder Gomes, entre outros. 

Contempla também o #EIMVISITA, que já levou os colaboradores para a Exposição Airton Queiroz no Espaço Unifor e para o Teatro João Barreto (TJB) em Guaraciaba do Norte no interior cearense, em Guaraciaba do Norte. O TJB é a sede da Fundação Educacional Presidente Kennedy, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1964 pelo professor João Barreto dos Santos, um idealista, professor de línguas e música, teatrólogo, escritor, compositor e poeta. Aberto ao público desde 2004, o espaço possui o apoio da EIM e faz parte da programação da Amostra Brasileira de Teatro Transcendental.

Rosa Passos, Jessier Quirino e concurso de fotografias 
O show da cantora, compositora e violonista Rosa Passos abriu o ano de comemorações dos 60 anos da EIM no Cineteatro São Luiz com a presença de clientes, colaboradores, fornecedores, imprensa, parceiros e amigos. E o espetáculo do Jessier Quirino marcou o Dia da Indústria deste ano com homenagem ao empresário Pedro Lima junto com a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de fotografias “Grandes Obras do Nordeste”, lançado no Dia do Fotógrafo.

Projeto Canto da Casa e Musical Ceará Show
Atualmente, a EIM está apoiando o Projeto Canto da Casa, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Coral da UFC em parceria com a Coelce, EIM e Escola Industrial, contando também com patrocínio da Secult-CE. O principal propósito do projeto é promover - através da música - o desenvolvimento humano e cultural de adolescentes de escolas públicas.

As aulas acontecem três vezes por semana na sede da EIM (Washington Soares, 5.700). Ao todo, são 40 adolescentes na faixa etária dos 15 aos 18 anos beneficiados por ano, devendo estar regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino. Os alunos têm acesso a aulas gratuitas de canto-coral, teoria musical, técnica vocal e expressão corporal com professores músicos graduados pela UFC.

Além de ceder o espaço e a estrutura para as aulas, a EIM apoia o projeto através da Escola Industrial, instituição que funciona dentro da empresa e oferece cursos de Eletricidade, Soldagem, Caldeiraria e Informática, entre outros. Durante o projeto, os jovens do Canto da Casa terão aulas gratuitas através da Escola Industrial.

Já o Ceará Show, dos produtores Fernando Cattony e Davys Veloso, também tem o apoio da EIM e reconta a história do Ceará em forma de musical.

Informações à imprensa
Caroline Borralho | carolineborralho@eim.ind.br
(85) 9 9910.8519 | (85) 3474.5000

FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com