PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > TORQUEAMENTO INDUSTRIAL É TEMA DE PALESTRA
NEWS
TORQUEAMENTO INDUSTRIAL É TEMA DE PALESTRA
12/09/2016
Correta aplicação é fundamental para eficiência dos equipamentos e segurança nos processos

A EIM Instalações Industriais e a empresa Torq/Lite promovem no próximo dia 16 (sexta-feira), às 14 horas, no auditório da EIM (Av. Washington Soares, nº 5.700, Cambeba), a palestra “Noções Básicas de Torqueamento Industrial”.

Durante o encontro, serão abordados assuntos como lubrificação, norma ASME para aparafusamento industrial, tipos de equipamentos de torque e preparação antes do torqueamento, além de estudos de casos de aplicações e dificuldades de performance da manutenção. 

A palestra será ministrada por Frederico Giesen, distribuidor da Torq/Lite, empresa norte americana, líder no segmento de equipamentos para torqueamento industrial e detentora de mais de 12 diferentes patentes de novas tecnologias. Seu mais recente lançamento, o Robo-Spider™, é o primeiro sistema do mundo totalmente automatizado para torqueamento de riser de perfuração.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (85) 3474.5000. 

A importância do Torqueamento
O Torque é basicamente a quantidade de torção exercida por uma força sobre um objeto. O torque em torno de um eixo é calculado multiplicando esta força pela distância entre a linha da força e o eixo. O torque aumenta quando a força se distancia do eixo. Por isso, uma roda gira com mais facilidade quanto mais distante do eixo está o ponto de aplicação da força.

A correta aplicação é de extrema importância para o bom aproveitamento dos equipamentos, assim como para a devida segurança nos processos. Tem como principal vantagem o aperto controlado, isto é, o aperto contínuo e uniforme de parafusos, o qual elimina vazamentos em flanges e juntas, tornando a união de peças metálicas, tais como estruturas e componentes de máquinas, muito mais eficientes. 

Quando não há a torção adequada, todo o esforço de separação das partes fixadas fica concentrado nos fixadores, podendo causar separação dos elementos fixados e gerar acidentes. Em tubulações, por exemplo, a aplicação inadequada do torque pode produzir vazamentos e consequentemente problemas de segurança.

Movimento Saber Mais Nunca é Demais
A palestra Torqueamento Industrial faz parte do Movimento Saber Mais Nunca é Demais. O projeto é uma iniciativa da EIM em parceria com a Escola Industrial. A abertura se deu em janeiro deste ano, com a palestra do consultor e montanhista Rosier Alexandre sobre “Seja você o líder de si mesmo”. O Movimento já ofereceu minicursos gratuitos a mais de 600 pessoas em áreas como finanças, português, gerenciamento de projetos, segurança da informação, comunicação e pintura industrial. A última palestra foi realizada pelo engenheiro eletricista da Nexans Brasil SA, Mario Alonso, no dia 28 de julho, com o tema “Economia de energia através do dimensionamento correto de cabos”.

SERVIÇO
Palestra sobre Torqueamento Industrial 
Data: 16/09/16 (sexta-feira) | Horário: 14h
Local: Auditório da EIM Instalações Industriais (Av. Washington Soares, nº 5.700, Cambeba)
Mais informações e inscrições: (85) 3474.5000

Informações à imprensa
Caroline Borralho | carolineborralho@eim.ind.br
(85) 9 9910.8519 | (85) 3474.5000
FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com