PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > 1º ENCONTRO EIM QUALIDADE
NEWS
1º ENCONTRO EIM QUALIDADE
05/02/2014
Treinamento focou no Processo 5S

“Se você não mudou nos últimos seis meses não é porque o processo está certo, mas provavelmente porque você está errado”. Com esse provérbio japonês, foi feita a abertura do 1º Encontro EIM Qualidade. O tema do treinamento foi os processos 5S/8S/10S.

O programa 5S é assim chamado devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). Os programas 8S e 10S são extensões do primeiro, criados para aperfeiçoá-lo.

Trata-se de técnicas japonesas de organização do processo de trabalho, abrangendo aspecto físico, intelectual, moral e social. Entre seus objetivos, estão: melhorar a qualidade de vidas dos colaboradores, minimizar desperdícios, reduzir custos, aumentar a produtividade, prevenir acidentes e incentivar a criatividade.

Para o consultor em Gestão da Inovação, Leonardo de la Rosa, o processo 5S é uma cultura da qualidade nos postos de trabalho, um elemento impulsionador do desenvolvimento e é estratégico para uma empresa que quer continuar sendo referência. “A EIM é uma empresa de vanguarda, que trilha e abre caminhos, um exemplo de liderança e trabalho em equipe”, afirmou Leonardo. 

Participaram do treinamento colaboradores da sede, encarregados de obra, engenheiros e técnicos de Fortaleza, Sobral, Crato e Recife.

Diferencial

O técnico de segurança do trabalho, Geová dos Santos, trabalha nas obras da EIM na Terphane, no Cabo de Santo Agostinho (PE). Para ele, o treinamento foi um diferencial na sua carreira. “Passei por várias empresas e até já tinha ouvido falar no programa, mas nunca havia participado. A gente que trabalha em campo, nas obras, geralmente fica a parte do processo de gestão das empresas. Mas aqui a cultura é outra”, disse.

Quando questionado sobre a produtividade do encontro, Geová acrescentou: “Foi maravilhoso. Agora é cada um cuidar do seu metro quadrado, mas sem esquecer o outro e que estamos todos juntos”.

Assessora de Comunicação da EIM
Caroline Borralho
carolineborralho@eim.ind.br
(85) 9910.8519

FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com