PORTUGUESE
COMPANYCHALLENGESINDUSTRIAL SCHOOLSOCIAL ACTIONNEWSWORK WITH USCONTACT
HOME > NEWS > CONGRESSO GESTINO REUNIU MAIS DE 100 GESTORES
NEWS
CONGRESSO GESTINO REUNIU MAIS DE 100 GESTORES
05/04/2016
“No país onde a gente vive, inovar ainda é educar”, disse o presidente do Instituto de Tecnologia e Inovação Gestino (Instig), Nivaldo Teixeira, abrindo o VI Congresso Gestino de Inovação, realizado no sábado (2) na EIM Instalações Industriais. Participaram mais de 100 diretores e gestores de empresas cearenses, muitas delas já associadas ao Instituto.

O evento teve apresentações de cases sobre boas práticas gestinianas e temas como GPTW (Great Place do Work), redução de custos, gerenciamento de tempo, inovação no modelo de negócios e utilização da imprensa para potencializar a inovação, além de homenagens às empresas associadas que receberam prêmios em 2015.  

Entre os participantes, além da EIM Instalações Industriais, estavam presentes empresas como Benatêxtil, Inoplast, Verde Tecnologia, DPM Engenharia, Kibo Plástico, Take a Nap, Rolemak, Dialogus Consultoria, Fotosensores Tecnologias, Parque Engenhoca e MBL Advogados. 

“Atualmente as empresas estão sendo convocadas a apresentar uma nova postura. Não restam dúvidas de que devem progredir em todas as áreas, reavaliar conduta e implantar sistemas de gestão inovadores e processos de gestão da inovação”, acredita um dos idealizadores e desenvolvedores do Instig, o consultor cubano Leonardo de La Rosa, que hoje se encontra radicado no país, implantando e acompanhando a ferramenta nas empresas.

Para tanto, Leonardo considera que as empresas terão que desenvolver qualidades modernas apoiadas em novos sistemas de gestão e uma agressiva estratégia inovadora. “Isso pressupõe flexibilidade, ou seja, adaptação às constantes transformações e, principalmente, postura proativa com o intuito de definir o futuro e obter uma posição competitiva”, disse.

Instig

Fundado em dezembro de 2010, com a participação de empresas cearenses gestinianas, o Instituto de Tecnologia e Inovação Gestino (Instig) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem o objetivo de fomentar a inovação em pequenas e médias empresas. Faz isso através da orientação e implementação de projetos de gestão da inovação por meio do uso da competência de profissionais especialistas, mestres, doutores e consultores, além do desenvolvimento de programas de integração entre as empresas participantes.

A implantação da metodologia Gestino envolve: criação de um grupo multiplicador; elaboração de diagnóstico tecnológico integrado da empresa; criação de banco de problemas; desenvolvimento de estratégia e plano tecnológico; fortalecimento da capacidade de captação, geração, difusão e conservação do conhecimento na empresa; elaboração de projetos próprios e em colaboração com entidades de P&D nacionais e internacionais; e implementação da gestão por resultados.

Os resultados esperados com a implantação da metodologia podem ser mensurados qualitativa e quantitativamente. No primeiro caso, temos o desenvolvimento de uma cultura de mudança, flexibilidade e inovação; fortalecimento da gestão de relacionamento com o cliente; melhora da gestão empresarial através da criação de sistemas interacionados que simulem um organismo vivo e garanta sustentabilidade da organização; e elaboração de serviços com maior valor agregado para o cliente.

Já quantitativamente, temos melhores resultados econômicos para a organização; incremento da produtividade do pessoal; aumento dos indicadores de satisfação do cliente e da sociedade; obtenção de Prêmios da Excelência na Gestão e Inovação; obtenção de financiamento público para a inovação; incremento da porcentagem de receitas provenientes da exportação ou de serviços com alto valor agregado; e lançamento e incremento de produtos e serviços.

Como se associar

O Instig está com três vagas abertas para a implementação da metodologia Gestino de melhoria organizacional através da inovação para o novo período de 2016. As empresas interessadas em se associar devem entrar em contato com o Instituto:

Rua Araripe Junior, nº 150, Cambeba – Fortaleza (CE) – Brasil
contato@instig.org.br | leonardo@instig.org.br 
(85) 3474.5009
instig.org.br

FORTALEZA
Av. Washington Soares, 5700
Cambeba - Fortaleza/CE - CEP: 60822-142
Telefone: +55 85 3474.5000
RECIFE
Rua Maria Rita Barradas, 126
Piedade - Jaboatão dos Guararapes/PE - CEP: 54410-320
Telefone: +55 81 3339.0131
eimltda@globo.com