Como fazemos

FERRAMENTA CDO
O Controle de Obras (CDO) é uma ferramenta desenvolvida em 2015 que veio para otimizar o controle e o acompanhamento dos serviços de instalação elétrica, instalação mecânica, instalação hidráulica e montagem industrial das obras da EIM.

O aplicativo traz benefícios como o acompanhamento em tempo real das atividades nas obras, uma curva de aprendizado típico de aplicativos e a agilidade na aquisição de dados das atividades, como uso de materiais e mão de obra. Com a utilização do CDO, a EIM obteve melhoria e inovação no gerenciamento de obra. Por exemplo, antes da ferramenta, um relatório diário de obra (RDO) levava em torno de um dia inteiro para ser elaborado com o uso exclusivo de dois profissionais. Atualmente, em pouco mais de 2h, apenas um profissional consegue verificar todas as atividades da obra em andamento, assim como ter o controle das pessoas envolvidas em cada atividade.

Essa economia da equipe de planejamento possibilita ao responsável por essa função poder atuar em outras atividades. Com relação à equipe de obra que é controlada, o CDO também pode dar informações entre o previsto e o real. Há como ter dados mais precisos para a melhor composição de futuros orçamentos. Através do aplicativo, temos a possibilidade de ver o que está andando bem e o que precisa ser melhor trabalhado ou melhor planejado. O CDO tem um grande potencial para alimentar um PDCA (traduzindo os itens da sigla para o português: Planejar/Fazer/Verificar/Agir) dos orçamentos apresentados e consequentemente ter como ofertar um preço sempre mais justo para o cliente e para a empresa. É a EIM buscando uma melhor fiscalização e consequentemente um melhor gerenciamento de obra industrial.

METODOLOGIA GESTINO
Desenvolvida no Centro Tecnológico LEIA, na Espanha, a metodologia Gestino (Gestão da Inovaçãoé uma ferramenta que parte da identificação do perfil da empresa em 4 tipos: eficiente, de qualidade, flexível ou inovadora. A partir de então, desenvolve a cultura inovadora em todos os níveis da empresa.

A metodologia j
á foi implantada em mais de 50 empresas cearenses através do Instig (Instituto de Tecnologia e Inovação Gestino). O Instituto tem como mentor o consultor cubano Leonardo de La Rosa, um dos idealizadores do Gestino. O consultor hoje se encontra radicado no Brasil, implantando e acompanhando a ferramenta nas empresas.

A finalidade do 
Gestino é tornar a empresa competitiva, utilizando a inovação com a participação ativa de todos. Através dela, são identificadas lacunas e potencializados pontos fortes, como uma bússola e um roteiro para o crescimento. Dentre os resultados que podem ser alcançados estão crescimento do faturamento, alcance de metas e satisfação dos clientes. Além de promover uma gestão da inovação, a metodologia também desenvolve programas de integração entre as empresas participantes.